650x375_joao-gilberto_1404988

Samba de uma nota so é pra quem tem preguiça

Samba de uma nota só é pra quem tem preguiça ou para quem fez curso de violão por correspondencia e só aprendeu o “la”. A própria bossa nova é preguiçosa, pode reparar. As pessoas cantam e parecem que acabaram de acordar ou que estão de ressaca. No caso do Vinicius de Morais era verdade. Como ele se alimentava de uísque nas “ viciciadas”,estava sempre dormindo ou acordando e acabou perdendo a noção do tempo. Claro, sendo boêmio e funcionário do Itamarati nem precisava saber o que era horário comercial. Isso valia também para outros artistas da bossa nova, sempre sonolentos e vagarosos, como o Joao Gilberto, unico artista que conseguiu fazer dezenas de composições precisando ter criado apenas um guideline. Compôs “Eu Vim da Bahia” e aí bateu um sono e ele simplesmente foi fazendo remakes constantes de uma música só. E por que o banquinho? A vida boêmia cansava e se o cara não sentava em algum lugar na hora de cantar, ele caía.

Assim que João se apresentou no Carnegie Hall, batendo no violão e cantando por inércia. Como a melodia de todas as suas músicas era mesma, se esquecia uma letra, emendava com um pedaço de outra e continuava. Como a platéia não entendia uma palavra em português, no final ele foi aplaudido. O tom desanimado da bossa nova, a música com sono, foi se proliferando porque era facil cantar. Bastava comprar um violão, aprender com um método vendido em papelaria e você tirava qualquer música. E assim, o barquinho ia, a tarde caía, ouvindo o mar de Itapuã, e torcendo par eu não cair em seus braços porque aí não há despertador que me faça acordar. Vagarosamente, nasceu Garota de Ipanema, cuja letra Vinicius escreveu deitado na praia, se recuperando da ressaca das bebedeira do almoço. O trecho “ah, porque estou tão sozinho” era na verdade uma mistura de bocejo e suspiro. Hoje a bossa nova pode ser ouvida em bares decadentes e escuros, em casas de massagem e em casas de repouso, onde o sussurro quase clandestino das vozes de travesseiro não irrita, mas chega a acalmar.

Roberto Calderón

Mentor anjo, CEO e fundador da FutureLab - Startup Builder and Capital | Especialista em viabilidade e planejamento de Startups, presidente do comitê de e-commerce e premiado em 2015 e 2016 com melhor profissional de marketing digital

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookLinkedIn

Responder